IIIº Encontro do Portal CEN - "Cá Estamos Nós"

Blumenau SC - Brasil

12 a 15 de Junho de 2008

 

 

 

 


 


 

 

O 1º Encontro do Portal CEN – “Cá Estamos Nós”, em Fortaleza CE, foi o encontro da nossa afirmação;

O 2º Encontro no Rio de Janeiro JR, foi de confirmação mas também da ruptura para um funcionamento melhor;

O 3º Encontro em Blumenau SC, pode ser considerado como o da consolidação do Portal CEN e do nosso trabalho.

Neste ano do nosso 11º Ano de vida, preparamos o 4º Encontro.

Blumenau é uma saudade, da cidade, das suas gentes, dos escritores que puderam estar presentes. Saudade, palavra tão portuguesa expressa bem o nosso sentimento de gratidão a todos que tornaram possível o nosso 3º Encontro, em especial o Dr. Luiz Eduardo Caminha e sua esposa a Dona Seluta.

A todos um Bem Haja !

Com os nossos agradecimentos,

Carlos Leite Ribeiro

(Presidente do Portal CEN – “Cá Estamos Nós”)

Iara Melo

(Vice-Presidente)

 

Amizade...Travessia transatlântica e destinos ...* - Por Alice Tomé *
“Cá Estamos Nós – Portugal/Brasil, 3º encontro”

 

«Saudade... Saudade.... Saudade... domeu Brasil! / Saudade... Saudade.... Saudade... de Portugal !, (...).
Naveguei o Oceano/À procura da Saudade/Mas ela se Esconde/No segredo da Amizade !, (...).
Quando recebi o convite do Carlos Leite Ribeiro, Fundador e Director do grupo de Arte e Literatura entre Portugal e Brasil, «Cá Estamos Nós – CEN», para escrever sobre o Portal CEN e a estreita colaboração com os colegas do Brasileiros, apesar da corrida ao tempo, que não nos deixa quase nenhum tempo, e, neste rodopiar, parecendo que nossas vidas voam ao sabor do vento percorrendo caminhos, penetrando nesses mundos labirínticos do imaginário que jamais alguém poderá desvendar, entrei nessa aventura desconhecida de aceitar escrever, comunicar, poetar, porque a Amizade...Travessia transatlântica e destinos: “Cá Estamos Nós (CEN) - Portugal/Brasil”, 3º encontro em Blumenau SC». Esta inter-comunicação relacional já fez longa viagem, veio para ficar e se eternizar na escrita que lhe dá corpo. O trabalho já realizado tem sido exaustivo, primoroso e de excelência, tanto do lado de cá como do lado de lá.
Esta responsabilidade de escrever sobre algo grandioso como “Os Encontros culturais do CEN”, além fronteiras, eternizando actos e factos, portugueses e brasileiros e tantos outros de forma inusitada e apaixonante, invade a alma dessa Saudade, e, parece real a intimidação que se sente ao ter que escrever. Sempre recordo o que um dia o meu Director de tese de Doutoramento, Guy Berger, me disse num dos nossos encontros/reuniões de trabalho de preparação da tese; seja como for, só o facto de “ter de preencher a folha branca sempre intimida”. Em plena juventude, em que quase tudo está por descobrir, até achei muito engraçado. Regressei a casa cogitando e reflectindo sobre esse “poder simbólico da folha branca”, e, como seria possível que um Professor tão sábio, dominando perfeitamente a arte oratória ficasse intimidado pelo facto de ter de preencher uma folha que ainda estava em branco. Hoje compreendo esta “angústia” do escrever mesmo que uma só palavra, uma só frase, uma folha ou um livro, porque a escrita uma vez dada à luz ninguém mais a pode parar e hoje mais do que nunca ela sobrevoa o universo com um simples clique, e actualmente, mais do que nunca, na realidade da nossa existência globalizada e inter-multicultural, o poder da escrita atravessa milhões de civilizações existentes no planeta, num abrir e fechar de olhos. Os “Encontros CEN no Brasil têm sido um sucesso, abrindo-se para o mundo socio-educativo, cultural e transdisciplinar, cuja prática traz a terras de Blumenau vivências e saberes Luso-Brasileiros cujo limite é o infinito, e, como diziam na minha aldeia beirã “ver para crer”. Mas, o ser humano não vive por viver/vive porque sonha, e, mais uma vez, aceitei o desafio de escrever sobre o evento que é importantíssimo e que tudo indica, assim o espero e esperamos todos, se encaminha para ser um grande acontecimento que consolidará mais ainda a Amizade não só o grupo “Cá Estamos Nós, Portugal/Brasil, mas também todos os que, de uma maneira ou de outra, estiverem presentes, entrarem no Portal CEN, com ele colaborarem e o divulgarem, porque a Amizade não conhece fronteiras e nunca morre.
Poeticamente vivendo, educando e pensando escrevi: “Amizade! /Que para além do tempo extravasa / Numa eternidade que esvoaça / E / Naturalmente brota, / cresce, / floresce / E / nunca esvanece (...). ”; e,  fazendo, também, votos sinceros para que este “3º encontro do Portal CEN, em Blumenau SC - Brasil” encontre o apoio necessário junto das Entidades culturais tornando-se, deste modo, um sucesso pleno e aumentando a amizade entre os povos.

*©Alice Tomé, (19.09.2007), “Amizade...Travessia transatlântica e destinos... ”, texto criado para “3º encontro do Portal CEN, em Blumenau SC - Brasil”, organizado por Dr. Luiz Eduardo Caminha (Brasil), e, Dr. Carlos Leite Ribeiro, Fundador e Director do Portal «Cá Estamos Nós - CEN», grande Comunicólogo, Jornalista, Ensaísta , e muito mais..., Marinha Grande, Portugal, 2007.
*Alice Tomé, é Professora Universitária, Doutora em Ciências da Educação, Socióloga e cientista Educóloga, Portugal.
alice.tome@clix.pt

 

 

  

Blumenau também é Portugal - por Luiz Eduardo Caminha

 

 

 

 

Não há dúvida qualquer. Queiram ou não os céticos, os xenófobos, aqueles que vivem a ilusão da raça pura, os que ainda segregam ou degredam, os que excluem ou se auto-denominam superiores, Blumenau se curva a uma doce e rica realidade: aqui também é Brasil e por mais que se tente preservar o idioma e a cultura alemã – que infelizmente está sumindo – aqui os traços do brasileirismo convivem com os desta bela e loira gente, nesta imensidão continental chamada Brasil. Não foi ao sul da Alemanha que Hermann Blumenau e todos os colonos que o seguiram se deslocaram enfrentando, muitas vezes aventuras e agruras. Não! Esta terra, chamada Blumenau, está bem ao Sul da Alemanha, em outro continente que não a velha Europa. Esta aldeia está na mais nova terra da promissão. Aquela que abriu as portas para um grande amalgamamento de raças, culturas e origens. Uma terra nova, chamada Brasil.
Aqui, em que pese a necessária preservação da cultura trazida do Velho Mundo, tudo se mistura, para o surgir de uma outra cultura, outras tradições e, até, de uma neo-invenção das velhas. Aqui, o elemento europeu misturou-se aos índios, aos africanos, aos orientais

Caminha

 

 

 

 

 

Links referentes ao 3º Encontro CEN

 IIIº Encontro do Portal CEN - Blumenau - SC

 * Opiniões Diversos Autores

 * Palestra Professor Celestino Sachet

 * Slide com Imagens do III Encontro

 * Sucesso Absoluto!!!

    Lançamentos Livros:
 * Carlos Leite Ribeiro
 *
Luiz Eduardo Caminha
 *
Pimpão (Altaria Carlos Pimpão)

 


 

 

 

Resolução de Ecrã: 1024/768

Fundo Musical: Lisboa Antiga * Amália Rodrigues

Arte Final: Iara Melo

 

 

 

 

Livro de Visitas

Índice

 

 

 

 

Copyright © 2006 - 2009 -  Portal CEN - Cá Estamos Nós Web Page

Todos os Direitos Reservados