VÂNIA MARIA SOUZA ENNES

Ao entardecer do outono, com o céu de um azul intenso e a luz ainda brilhando no horizonte, em Curitiba, Capital dos Pinheirais, nasceu Vânia Maria Souza Ennes. Era dia 12 de setembro. É filha do advogado, procurador do Estado do Paraná e ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira Hely Marés de Souza e da professora e poetisa Ariane Maria França de Souza, os quais lapidaram seu caráter e sua personalidade.
 
Neta do político, empresário e industrial Astolpho Macedo Souza e Marina Marés de Souza e do poeta, advogado, industrial, fundador da Federação das Indústrias do Estado do Paraná e seu 1º presidente, por 14 anos consecutivos, Heitor Stockler de França e Brasília Taborda Ribas de França, dos quais trouxe do berço a sensibilidade para atos literoculturais, ações humanitárias e estilo especial para enfrentar desafios. Aos 9 anos, teve sua primeira poesia publicada em jornal, aos 10 anos, estreou na Rádio PRB2, em entrevista com o ilustre jornalista carioca Ibraim Sued e, ainda, na sombra das barracas, foi escoteira por quatro anos, na tropa feminina do Grupo Santos Dumont, e chefe de sua patrulha.
 
Fez o 1º grau no Colégio Sacré Coeur de Jésus e o 2º grau na Escola Comercial Colegial de Educação Familiar. Formou-se pela Faculdade de Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior pela Fundação de Estudos Internacionais do Paraná. Concluiu pós-graduação da língua francesa no Collège International de Cannes, Établissement D'Enseignement Supérieur Privé, na França. Cursou Formação Política pela Fundação Milton Campos. Fez o curso de leitura dinâmica, memorização, leitura veloz, técnica de audiência e método de estudo e cursa, hoje, o 5º ano da Faculdade de Direito da Universidade Radial & Estácio de Sá.

Sócia-proprietária por quase dez anos da rede de lojas Buscapé Calçados Infantis, estabelecidas nos bairros do Batel, Juvevê, Centro e no Shopping Mueller. Por quase 20 anos, dedicou-se à caprinocultura. Manteve um criatório de cabras da raça Saanen às margens da represa do rio Passaúna, denominado Capril Passaúna, juntamente com a empresa Capríssima Indústria e Comércio de Cosméticos, onde desenvolveu trabalhos com tecnologia e qualidade, à base de leite de cabra. É sócia com seu marido da Interportos Engenharia e Empreendimentos, empresa especializada na construção de obras de arte especiais, portos, obras de saneamento e terminais de carga.

Presidente da UBT Estadual do Paraná. Vice-presidente do Centro de Letras do Paraná. Chanceler da Soberana Ordem do Sapo. Diretora da Sociedade Eunice Weawer, mantenedora do Educandário Curitiba. Oradora oficial da Academia Paranaense da Poesia, onde ocupa a cadeira patronímica número 8, cujo patrono é Emiliano Perneta. Conselheira do Conselho da Mulher Executiva da Associação Comercial do Paraná. Membro do Conselho Nacional de Trovadores do Brasil. Membro efetivo do Círculo de Estudos Bandeirantes, da Academia de Cultura de Curitiba, do Instituto Histórico e Geográfico de Curitiba e, também, de Palmeira/PR, do Elos Clube de Curitiba,  da Associação das Mulheres de Negócios e Profissionais de Curitiba.
 
Entre atividades culturais, agropecuárias e beneficentes, foi presidente da Associação dos Caprinocultores do Paraná, eleita por unanimidade por dois mandatos. Representante dos proprietários de médios animais da União Paranaense de Criadores. Membro do Conselho Fiscal da Federação Paranaense de Criadores. Conselheira da Confederação Nacional da Pecuária, com sede em São Paulo. Coordenadora da Comissão de Agropecuária da Business Profissional Women-BPW. Conselheira não governamental do Conselho Municipal da Condição Feminina, órgão da Prefeitura Municipal de Curitiba, na atuação do Prefeito Cássio Tanigushi. Vice-presidente da Sociedade Eunice Weawer do Paraná, mantenedora do Educandário Curitiba, na assistência dos filhos sadios de hansenianos. Presidente da União Brasileira de Trovadores - Seção de Curitiba, por três gestões consecutivas. Assinou a página social do jornal "Mulher sempre Mulher", órgão oficial da Associação das Mulheres de Negócios e Profissionais de Curitiba, mensalmente, durante dois anos. Assinou, também, a coluna de Trovas na Revista Novos Rumos, órgão oficial da Associação dos Magistrados do Paraná, em publicação mensal, com tiragem de 2000 exemplares, durante dois anos. Foi nomeada delegada do Portal CEN - Cá Estamos Nós, para o Estado do Paraná, entidade literária com sede na cidade de Marinha Grande, Portugal.
 
Entre várias honrarias, foi condecorada com a medalha "Tenente Max Wolff Filho", por consideração unânime dos ex-combatentes da Legião Paranaense do Expedicionário e dos integrantes do 1º Grupo de Caça da FAB, na Itália, em Solenidade Militar durante as comemorações da Tomada de Monte Castelo, pelos relevantes serviços prestados à entidade.
Distinguida com o prêmio “Pablo Neruda dos Direitos Humanos”, concedido pela Câmara Municipal de Curitiba, tendo em vista Decreto Legislativo.
Recebeu o Prêmio "Cidade de Curitiba", em Sessão Solene comemorativa ao aniversário de Curitiba, outorgado pela Câmara Municipal de Curitiba - Palácio Rio Branco, por proposição de diversos vereadores, pelos importantes serviços prestados à cidade, em âmbito nacional.
Condecorada com a “Medalha de Mérito Fernando Amaro”, honraria outorgada através de projeto de Decreto Legislativo, como profissional de literatura, por ter contribuído para as áreas de educação e cultura, em Sessão Solene na Câmara Municipal de Curitiba, no Palácio Rio Branco.
Recebeu o "Diploma de Mérito", conferido pela Assembléia Legislativa de São Paulo, através do Elos Clube de Curitiba, em reconhecimento à sua dedicação e trabalho cívico-cultural permanente, realizado sob o Signo do Humanismo, na preservação da história e dos ideais da língua portuguesa.
“Laureada” pelo presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, Deputado Hermas Brandão, na festividade dos 150 anos de Emancipação Política do Paraná, como pilastra representativa da sociedade paranaense.
Recebeu o "Diploma Comemorativo" e "Diploma de Louvor" do Movimento Pró-Paraná, em comemoração ao Sesquicentenário da Elevação da Comarca de Curitiba à Província do Paraná e da Cidade de Curitiba à Capital da Província do Paraná, no ano em que Curitiba foi consagrada internacionalmente como a Capital Americana da Cultura, pelo relevo especial que conferiu às comemorações daquelas magnas efemérides históricas, mediante a meticulosa e magistral programação dos XVIII Jogos Florais de Curitiba, congregando a elite dos Trovadores Brasileiros.
Recebeu o "Certificado de Reconhecimento", facultado pelo empreendedorismo e trabalho realizado pelo Business Professional Women de Curitiba.
Recebeu, também, o Troféu da União Brasileira de Trovadores - Seção de Porto Alegre/RS, em cerimônia solene, na Assembleia Legislativa de Porto Alegre/RS.
Foi agraciada com a “Comenda Dama Rouge" conferida pela Boca Rouge, por relevantes serviços prestados à comunidade.
Recebeu "Carta de Louvor" e agradecimentos, concedidos pelo Centro de Letras do Paraná, através de seu presidente Desembargador Luís Renato Pedroso, pela excelente contribuição durante as comemorações do Dia do Folclore.
Também recebeu o Prêmio "Mulher Destaque na Agropecuária", conferido pela Associação das Mulheres de Negócios e Profissionais de Curitiba, na Feira Internacional do Paraná - Parque Castelo Branco.
Distinguida com “Nome de Troféu”, conferido pela União Brasileira de Trovadores - Seção de Niterói/RJ, para os cinco mais votados da categoria, cabendo-lhe a entrega dos prêmios em Cerimônia de Gala.
Recebeu "Voto de Louvor" da Câmara Municipal de Curitiba, consignado na ata dos seus trabalhos, por requerimento do Vereador Ângelo Batista, pelo destaque que deu a Curitiba na área da cultura, diante do cenário poético no âmbito Nacional, e pelo brilhante desempenho de seu 3º mandato frente à Presidência da UBT, com congratulações e aplausos.
Agraciada com o “Diploma” pela Câmara Municipal de Curitiba pelo brilhantismo de sua participação na Tribuna Livre, em Seção Ordinária.
Recebeu o Prêmio “Mulher Destaque" pela passagem do Dia Internacional da Mulher do Shopping Novo Batel, Conselho da Mulher Executiva da ACP e Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Curitiba.
Foi diplomada pelo presidente da UBT - Seção de Curitiba, Luiz Hélio Friedrich, em sinal de reconhecimento por seu destacado trabalho como presidente durante três gestões, como expressão de agradecimento pela dedicada contribuição ao engrandecimento da trova e da cultura curitibana e paranaense.
Recebeu “Diploma Especial” do presidente Milton Nunes Loureiro da UBT Seção de Niterói/RJ.
Foi agraciada com o “Diploma de Louvor", com votos de congratulações e aplausos pelo incentivo que dispensa na área da cultura paranaense, por requerimento do Vereador Jair César.
“Diplomada” no Encontro de Escritores Luso-Brasileiros do Portal CEN "Cá Estamos Nós" no Museu Histórico do Exército, no Forte de Copacabana, Rio de Janeiro.
Vencedora do "Top Comercial" por sua empresa Capríssima Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda. Prêmio concedido pela Associação Comercial do Paraná e TV Iguaçu canal 4, por ter apresentado idéias, experiências e resultados que contribuíram para a valorização e crescimento do meio empresarial paranaense.
Homenageada com "Diploma Especial" pelo alto desempenho, em todas as gestões, como Presidente da União Brasileira de Trovadores - Seção de Curitiba, por Yaramara de Castro Araújo.  
 
Vencedora no Concurso Internacional de Trovas Brasil-Portugal, promovido pelo Elos Clube Internacional da Comunidade Lusíada, sobre o tema "Água", no Concurso da UBT - Seção de Curitiba com o tema "Mulher" e no concurso da UBT - São Paulo, sobre o tema "Conselho".
Na qualidade de presidente da UBT Estadual do Paraná, recebeu “Certificado de Honra ao Mérito” pela participação no “Projeto de Trovas para uma Vida Melhor”, da UBT de Paraibuna/SP, apresentando o maior número de trovadores concorrentes.
Publicou quatro volumes sobre a genealogia de sua família em: “Resgatando o Passado da família Macedo-Marés de Souza”. Foi escolhida a oradora oficial da festa da família Macedo, a qual reuniu mil e trezentos descendentes para almoço festivo. Seus textos integram, também, várias antologias, livros e boletins poéticos.
Participou de vários congressos, feiras, encontros, seminários e simpósios nacionais e internacionais na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia. 
 
Vânia, casada com o engenheiro civil e físico Ceciliano José Ennes Neto, é empresária de coragem, otimista e empreendedora, que consegue conciliar as obrigações profissionais e culturais com a administração do lar, no convívio dos seus quatro filhos e nora: Guilherme, engenheiro civil, e Maria Amélia, médica; Cassiano, engenheiro civil; Cecília, bioquímica e farmacêutica, e Caetano, acadêmico do curso de Direito.

 

 

 

     Livro Virtual (E-book) - " Chuva de Trovas "
     Homenagem a escritora Marita França

   Participação na III Antologia do Portal CEN:

ograma gratuito necessário para a leitura de um livro virtual,
faça já o download através do link:

 

 

 

 

Registre sua opinião no

Livro de Visitas:

 

 

 

 

Clique e...

 

 

 

 

 

 

 

Fundo Musical: Ser Poeta * Florbela Espanca

Site criado por Iara Melo