Saavedra José Rios Valentim

 
- Nome: Saavedra José Rios Valentim

- Profissão:
Aposentado

- Quer falar um pouco da terra onde mora?

Vitória é uma das capitais mais antigas do Brasil, fundada em 1551. Inicialmente ocupava somente a ilha de Santo Antônio e mais recentemente a cidade expandiu para o continente. É uma cidade de porte médio, com aproximadamente 320 mil habitantes, possui um clima agradável e gostosa para morar. As praias são um grande atrativo, com o sol a brilhar o ano inteiro. Inflizmente tem pouca atividade cultural, se restringindo a manifestações musicais e folclóricas, mas nada no que se refere à literatura. Por outro lado, ao contrário do que se vê na mídia, é tranquila, tendo casos de violência como qualquer outra cidade, mas me sinto bem seguro vivendo aqui.

- Quando começou a escrever?

Ainda jovem, quando cursava o antigo ginasial. Infelizmente naquela época meus pais se mudavam constantemente e não tive o devido cuidado e zelo em preservar o que produzi. Mesmo já adulto muita coisa perdi, pela timidez, pela insegurança de não ter a certeza de estar escrevendo com
qualidade, nunca mostrei meus trabalhos nem a amigos ou mesmo à minha família.

- Teve a influência de alguém para começar a escrever?

Sim. Como comecei escrevendo poemas, me inspirei nos poetas românticos, como Castro Alves, Olavo Bilac, Cecília Meireles. Depois conheci Fernando Pessoa, Mário Quintana e muitos outros. Hoje escrevo romances e me inspiro em temas tratados por Fiodor Dostoievski.

- Lembra-se do seu 1º trabalho literário?

Sim. Foi uma quadra de um poema, que posteriormente fui concluindo. Mas não me lembro mais como era, apenas o tema: O amor. Dedicado à garota que me despertou o primeiro sentimento, que julgava ser amor.

- Projectos Literários para 2012 / 2013?

Estou escrevendo um novo romance, que pretendo publicar em 2013.

- Tem livro(s) impressos editados, ou por editar, e que não estão em e.book?

Sim. O livro "Confissões de uma mente confusa", pela editora Biblioteca 24 horas,lançado em 2010. Também está à venda em formato e-book.

- Conhece o projeto do Portal CEN, "SEBO LITERÁRIO"?

Estive lendo bastante coisa sobre o Sebo. O que está disponibilizado em seu site. Mas, acredito, ainda ter algunas dúvidas.

Pode encontrar no link em baixo:
http://www.caestamosnos.org/sebo/sebo_autores.htm
- Com divulgação internacional e direta, sem paralelo na Língua Portuguesa (sem qualquer receio de desmentido!)

- Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana?

Sou uma pessoa em busca do seu eu verdadeiro. Nessa busca, vivo me reciclando, lapidando a pedra bruta que ainda sou. Sou marido, pai, amigo dos meus amigos, sincero com todos, procurando ser uma pessoa melhor a cada dia. Sei que ainda falta muito, muito mesmo para me tornar um ser humano perfeito. Mas todos vivemos buscando sempre essa perfeição, objetivo tão difícil de se atingir, sem se entregar ou esmorecer.

- Como Escritor (a)?

Como poeta, desnudo minh'alma, revelo todos os sentimentos que, de alguma forma, me deixaram suas marcas. É uma maneira de exteriorizar o que está impresso no livro da minha existência. Como romancista, um contador de estórias, passo para o papel as experiências adquiridas em toda uma vida, uma colcha de retalhos de tudo que vi, li, vivi, presenciei e ouvi. Vivencio cada cena: as aventuras, os sofrimentos, as alegrias e as frustrações de cada personagem que crio. É gratificante, uma verdadeira catarse!

- Tem prémios literários?

Não, ainda não participei de nenhum concurso literário. Pretendo fazê-lo com o próximo livro que estou escrevendo. Quem sabe até com um livro de poesias?


- Tem Home Page própria (não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus)?

sim, www.saavedravalentim.com

- Conhece bem o conteúdo (enorme) do Portal CEN - "Cá Estamos Nós"?

Estive lendo tudo que encontrei no portal. Dúvidas terei e, com certeza, irei dirimi-las com a ajuda dos administradores.

- Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ?

Não cometer os mesmos erros que a minha timidez me impôs. Escreva o que sentir, sem se preocupar com as críticas.
 

As obras expostas foram autorizadas e são de inteira responsabilidade do/a autor/a
 
2012

 Índice de autores         Biografia        Anexo   Arte Plástica