Sebo - Benedita Azevedo -Contos

SEBO LITERÁRIO

autor

 

 

Benedita Azevedo

 

BIOBIBLIOGRAFIA RESUMIDA   

 

Benedita Azevedo (Benedita Silva de Azevedo) Filha de Euzébio Alberto da Silva e Rosenda Matos da Silva. Nasceu a 10 de maio de 1944, na cidade de Itapecur-Mirim-MA. Morou em São Paulo, Santa Catarina e está radicada no Rio de Janeiro desde janeiro 1987.  Recebeu o título de cidadã Mageense em 2003. Educadora, poeta, escritora, haicaísta e ativista cultural. Formada em Letras, especialista em Educação e pós-graduada em Lingüística.

 

Instituições Literárias a que pertence:

 Presidente da Academia Pan-Americana de Letras e Artes; Presidente-Fundadora da ACLAM; Academia de Ciências, Letras e Artes de Magé; Diretora Cultural do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, ImBrasCI; Membro da Academia Brasileira de Estudos e pesquisas Literárias; da Academia Mageense de Letras; da União Brasileira de Trovadores, sessão RJ; do Grêmio Haicai Ipê-SP, do Site João do Rio  e da ABRALI. Membro fundador da Academia de Letras e Artes Lusófonas-ACLAL; Patronesse da Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores; Membro correspondente da Real Academia de Letras de Porto Alegre/RS. Pertence ao movimento Poetas Del Mundo - Cônsul de Magé – RJ. Membro do Centro de Literatura do Forte de Copacabana. Membro Honorário da Academia de Letras e Artes de Castro/Acre. Sócia do Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro.

 

DELEGADA:

 do Portal CEN (de escritores luso-brasileiros - Portugal); da Associação Profissional de Poetas do Rio de Janeiro (APPERJ) e do Clube de Escritores de Piracicaba.

Idealizador-fundadora do Grêmio Haicai Sabiá-Magé-RJ e do Grêmio Haicai Águas de Março, Rio de Janeiro-RJ.

 

Premiação:

No mundo do Haicai recebeu vários prêmios nacionais, inclusive, o 1º lugar no 17º Encontro Brasileiro de haicai, Grêmio Haicai Ipê, São Paulo, novembro/2005; 4º lugar Concurso de Haicais do 28º Festival das Estrelas (Tanabata Matsuri)-SP;  4º e 9º lugares, na 1ª edição do Concurso Nacional de Haicai Caminho das Águas, 2006;  4º lugar na 2ª edição do Concurso Nacional de Haicai Caminho das Águas, 2007; Menção Honrosa no 27º Concurso Literário Yoshio Takemoto de haicai, São Paulo/2008. Menção Honrosa no 1º Concurso Nacional de Haicai Nempuku Sato – PR, 2008; Diploma e a Medalha “Henrique Valadares”. Diploma e a Medalha Recompensa à Mulher na Maçonaria Fluminense /2008-RJ; 4º lugar na 4ª edição do Concurso Nacional de Haicai Caminho das Águas (2009). Prêmio Personalidade de Destaque na Literatura, no 8º Fórum Cultural da Baixada Fluminense, 2009. Em outubro de 2010, recebeu o “X Prêmio Cultura Nacional”- Talento Literário 2010, Real Academia de Letras – Ordem da Confraria dos Poetas, Porto Alegre – RS; Seu livro de haicai, “Rumor das ondas” recebeu da Câmara do livro a classificação de “Livro medalha de ouro 2010”; Recebeu a Medalha de Mérito Cultura “Austregésilo de Athayde, outorgada pela Academia de Letras e Artes de Paranapuã – ALAP (2011). Recebeu o título de “Dama Grã-Cruz” da Real Academia de Letras – Prêmio Jucá Santos-outubro (2011) e o XI Prêmio Cultura Nacional, da Ordem da Confraria dos Poetas – Brasil, novembro ( 2011); 1º lugar no V Concurso Nacional de Haicai “Caminho das Águas”, Santos – SP, 2011; Publicou 13 livros individuais e 01 em parceria com Demétrio Sena, organizou 13 antologias. Autora do PROJETO HAICAI NA ESCOLA, levando a poesia às escolas, desde outubro/2004. Tem participação em revistas, jornais, sites e em mais de 50 antologias. É verbete na Enciclopédia da Literatura Brasileira Contemporânea, volume XIV, 2009.

E-mail: benesazevedo@yahoo.com.br

 

Alguns endereços onde tenho trabalhos virtuais:

Página pessoal:  www.beneditaazevedo.com 

 

http://www.caestamosnos.org/Benedita_Azevedo/Academia_Nova_Diretoria.html

http://www.caestamosnos.org/Delegados/Benedita_Azevedo_RJ.html

http://www.sokarinhos.com.br/pa_b/pa_beneditaazevedo1.htm

http://www.avspe.eti.br/poetas/benedita.htm

http://www.joaodorio.com/site/index.php?option=com_content&task=view&id=712&Itemid=60

http://silviamota.ning.com/profile/BeneditaSilvadeAzevedo

http://www.beneditaazevedo.com/visualizar.php?idt=1469084

http://www.falandodetrova.com.br/beneditaazevedo

http://poetasdobrasil.blogspot.com/2010/03/benedita-azevedo-benedita-silva-de.html

http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/sao_paulo/debora_novaes_de_castro.html

http://www.joaodorio.com/site/index.php?option=com_content&task=view&id=838&Itemid=60

http://clubedosescritores.no.comunidades.net/index.php?pagina=1103049839

http://www.kakinet.com/news/n080324a.php

http://www.blocosonline.com.br/literatura/poesia/pquantos/nomesak.htm#B

 

Não me interessa, em primeiro plano, a pessoa com seus "canudos"escolares, nem os cargos.. me envolvo na pessoa de bem, amistosa, simpática, sempre de palavra pronta de ajuda. Assim é a Benedita: há uma auréola de bondade, de confiança, de franca camaradagem.Durante estes anos, que não são poucos, a Benedita se mostrou constante na amizade, sempre ao dispôr, tal como criança ainda sem maldade. Gosto de lhe chamar "minha miúda" porque ela é mesmo uma sã criança.
Depois olho suas aptidões como literata e me maravilho tanto pela qualidade como pela quantidade: aquele cérebro está sempre efervescente, sempre se lançando para a obra seguinte: a sua imaginação não tem limites!
Ao ver mais este trabalho, me foi impossível conter minha apreciação da pessoa que é, visto que como critico não tenho conhecimentos para tal. Outros, que se considerem habilitados, que o façam
Henrique Lacerda Ramalho
Coronel de Infantaria /Portugal (reformado)

 

 

 

 para A VIDA CONTINUA -1